IMAGENS

IMAGENS
SANTA CECÍLIA: PADROEIRA DOS MÚSICOS

19 de abr. de 2016

SEDE MISERICORDIOSOS COM O PAI

Amados irmãos e irmãs em Cristo, Paz e Graça da parte de Deus Pai e a força santificadora do Espírito Santo esteja convosco! Ao longo do ano de 2016, o Papa Francisco convida a Igreja do mundo inteiro a rezar e viver o Ano da Misericórdia. Somos motivados a fazer a experiência da misericórdia de Deus de forma íntima e pessoal, e ainda somos motivados sobretudo a revelar à humanidade este presente do Pai concedido a nós através de Seu Filho.
Jesus Cristo, filho do Deus Vivo, tornou possível que os homens e as mulheres de todos os tempos contemplassem a misericórdia do Pai. Isso já deve ser para nós cristãos motivo de alegria e paz. O Senhor exige de nós uma resposta de coração sincero e confiança decidida. Para tanto, necessitamos buscar e permanecer no Senhor. Eu preciso, você precisa, a humanidade precisa contemplar e viver concretamente a experiência do perdão de Deus.
Assim disse o Papa: a misericórdia “é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro” (MV, 2). Ou seja, encontrar a Deus é revistar a nossa vida e nossa história; é a prática do autoconhecimento para a partir de mim, Deus falar. Fazer a experiência do encontro com Deus significa deixar Deus falar de mim, para mim e com os meus.
Esse encontro exige uma atitude “fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida” (MV, 2). É compartilhar, conviver e ter um coração compassivo mediante as dores e os sofrimentos de tantos que nos cercam. É sobretudo tomar a iniciativa de amar e perdoar afinal “Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu [o Senhor] tive compaixão de ti?” (Mt 18, 33).
Enfim, somos chamados a ser sinal eficaz do agir do Pai no mundo, lá em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, onde estivermos. Ser sinal da graça! Viver a graça do perdão e comunicá-la! Abrir o coração a Deus a fim de tornar o nosso servir cada vez mais forte e eficaz. Testemunhar, antes e sobretudo, o Evangelho com nossas atitudes, fazendo o bem e a caridade.
A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga em comunhão com a Igreja do mundo todo também quer ser promotora da misericórdia de Deus. Cada batizado é convidado a viver e praticar o amor-perdão de Deus nas nossas relações. Deixar Deus dilatar o nosso coração e transfigurar a nossa conduta. Estejamos todos atentos ao pedido do Papa Francisco: “Que a palavra perdão possa chegar a todos, e, a chamada para experimentar a misericórdia não deixe ninguém indiferente. O meu convite à conversão dirige-se, com insistência ainda maior, àquelas pessoas que estão longe da graça de Deus pela sua conduta de vida” (MV, 19).
(*) Pe. Sérgio Henrique Fabiano Zanon, Vigário da Paróquia São Domingos Sávio, no Bairro Jd. Atlântico, Rondonópolis

Sérgio Henrique Fabiano Zanon

Nenhum comentário:

Postar um comentário